A famosa aplicação de mapas, Waze, poderá estar a preparar o lançamento de uma nova funcionalidade que nos vai avisar onde ficam as zonas de risco.
Este novo alerta vai avisar o utilizador se está próximo ou se vai passar por zonas com índices altos de violência e criminalidade. Esta informação foi confirmada pelo gerente de produto da Waze, Rapha Cohen, em entrevista ao site Tecnoblog. Segundo o mesmo, a empresa identificou a necessidade de trazer essas informações para “aumentar a conscientização sobre o que está a acontecer na estrada e para promover a segurança de todos”.
Esta nova função já está a funcionar em Israel e no Rio de Janeiro, e utiliza dados de homicídios, assaltos violentos e roubos de carros para avaliar as áreas de risco. Para que esta função funcione, a Waze tem de estabelecer parcerias com governos e instituições que tenham informações precisas sobre o tema. Por exemplo, no Rio de Janeiro os testes começaram durante os Jogos Olímpicos de 2016.
Por enquanto não existe previsão para lançamento desta função em outros países, mas espera-se que a Waze já tenha entrado em contacto com várias entidades governamentais de modo a começar a expandir.