O Twitter começou a testar a sua própria versão do Stories, função já presente nas principais redes sociais no mundo, agora com o nome de “Fleets”. O Brasil será o primeiro a ter este tipo de conteúdo disponível, e ao contrário das outras redes sociais, estes não podem receber gostos, respostas ou partilhas.
Os Fleets vão funcionar também de uma forma mais privada, sendo que mesmo que o perfil de utilizador seja público, apenas os seus seguidores podem ver o conteúdo partilhado.
O Twitter junta-se assim às outras gigantes do mundo das redes sociais, com a nova função iniciada no Snapchat. Depois dessa, seguiu-se o Instagram, Facebook, WhatsApp, Youtube e muitos mais. Recentemente o Spotify também anunciou uma versão semelhante, e até o Skype da Microsoft tentou adotar o recurso.
Neste caso do Twitter, o objetivo com a não partilha totalmente pública das Fleets deve-se ao fato de haver utilizadores desconfortáveis com a natureza pública e alcance da partilha. O utilizador pode assim mostrar o que está a pensar apenas aos seus seguidores, sem expor totalmente a informação no seu perfil. Tal como nos outros casos, após 24 horas a publicação desaparece.
Rumores indicam que o Twitter também está a desenvolver uma nova ferramenta para que dê mais controlo aos utilizadores para determinar a audiência do público, mas são testes que ainda não iniciaram.
Os Fleets vão estar identificados na parte superior da aplicação, com pequenos ícones arredondados. Este recurso será imediatamente reconhecido pelos utilizadores, e o primeiro botão passa por um simples botão “+” com a possibilidade de exibição de uma foto ou texto de um utilizador.
A sua interface é simples e com foco para o texto, mas o utilizador pode adicionar GIFs, fotos ou vídeo na Fleet. Vai ser possível publicar vídeos de até 2 minutos e 20 segundos ou 512MB e vai ter as conhecidas respostas rápidas com emojis. Se o utilizador que partilhou permitir mensagens diretas, quem estiver a ver poderá também usar esse recurso.
Por enquanto a nova função Fleets vai estar em testes no Brasil, mas em breve o Twitter deverá expandir o seu alcance por outros países.
Sugestão Mundo Smart:
Novos Galaxy S20+ e S20 Ultra. Qual comprar e onde? Descobre aqui!