A famosa rede social TikTok está a ser alvo de um recente tráfego de conspirações sobre o governo chinês e o aparecimento do Coronavírus. Existe um vídeo na rede que sugere que o governo criou a doença de modo a controlar a população do país.
O grupo de vigilância Media Matters divulgou um relatório onde estão presentes vários vídeos de informações erradas e teorias sobre a crise causada pelo vírus. Alguns ainda afirmam que o ex-CEO da Microsoft, Bill Gates, está de certa forma conectado a este acontecimento através do financiamento da sua organização sem fins lucrativos ao Instituto Pirbright no Reino Unido.
O instituto já veio a público desmentir essas declarações, e explica que possui uma patente que cobre o desenvolvimento de uma cepa enfraquecida do coronavírus que poderia ser usada em vacinas, de modo a impedir que aves e outros animais desenvolvam a doença.
“Atualmente, a Pirbright não trabalha com o coronavírus em humanos”, afirmou o instituto em comunicado.
No caso do TikTok, a empresa ByteDance, detentora da aplicação, já informou que está a tomar as medidas necessárias para “proteger contra a possível disseminação de informações erradas”, principalmente nos vídeos que causam dados à comunidade, incitam medo ou ódio ou que passem informações sobre eleições.
Rey Allie, especialista em estratégia de produtos de segurança e confiança do TikTok, disse que os moderadores de Los Angeles vão rever os relatórios e removerão todas as informações falsas da rede social.
Deixa a tua comentário