Durante este fim de semana, chegou às operadoras portuguesas (NOS, Nowo e MEO) um novo serviço de conversação, o RCS, um recurso que pode substituir o famoso SMS.
O RCS, Rich Comunication Services, é um serviço que ao contrário do simples SMS, pode adicionar mais recursos à forma de comunicação dos utilizadores, podendo incluir imagens, chat, sons e vídeos sem utilizar a tecnologia de SMS ou MMS.
Apesar de tecnologias diferentes, este serviço vai funcionar e detetar equipamentos com o serviço RCS nativo ou com aplicações que suportem o mesmo, automatizando os equipamentos para enviar a mensagem por um dos tipos de envio consoante o conteúdo. Por exemplo, se o utilizador quiser enviar uma imagem, o equipamento ou aplicação vão detetar e escolher a tecnologia em que será feito o envio.
Desta forma, mesmo que o destinatário não tenha o RCS, o serviço será assegurado pelos SMS ou MMS.
O serviço já estava disponível na Vodafone, mas agora chegou também aos clientes da NOS, Nowo e MEO, que segundo o Pplware, a Google fez o deploy do serviço às várias operadoras. Este serviço é uma aposta da Google, tendo apenas as operadoras como parceiros.
Principais funções do RCS
- Saber quando uma mensagem foi lida pelo destinatário
- Pode enviar imagens sem ser via MMS
- Pode enviar vídeos
- Pode criar grupos
- Utilização da rede Wi-Fi
- Possibilidade de criar grupos de conversação
- Saber quando o destinatário está a escrever a mensagem
O serviço de RCS vai funcionar através do Wi-Fi ou do serviço de dados móveis do cartão SIM, onde as mensagens enviadas através do serviço (chat, imagem, vídeo, som) vão ser descontadas desse plafond.