A Qualcomm lançou um novo modelo de modem 5G, o Snapdragon X60, o primeiro chip com 5 nanômetros de banda base. Este vem após o lançamento do X55 de 7 nanômetros em fevereiro de 2019. O novo X60 é capaz de fornecer até 7,5GB por segundo de velocidade de download e até 3GB de upload.
Acredita-se que a redução de 7 para 5nm vai permitir a reduzir o tamanho do “pacote” em si, de modo a ocupar menos espaço nos equipamentos móveis e a dar a possibilidade aos fabricantes de puderem adicionar novos recursos ou apenas a tornar o equipamento mais leve ou menor. Outra característica será a redução do uso de energia, dando assim mais capacidade de bateria aos dispositivos.
Para além disso, este é também o primeiro sistema de RF de modem 5G no mundo a oferecer agregação de espetro em todas as principais bandas e combinações 5G. Isto significa que o novo chip pode utilizar as larguras de banda sub-6GHz e o mmWave em simultâneo, algo que em outros chips já desenvolvidos só podia acontecer em uma das opções de cada vez.
Segundo a Qualcomm este novo chip vai ser entregue às fabricantes no primeiro trimestre deste ano, com um possível lançamento nos primeiros smartphones no início de 2021.
Ver mais: