A guerra entra a Playstation 5 e a nova Xbox Series X continua, e segundo o analista Piers Harding-Rolls, da IHS Markit Technology, a Sony vai manter a liderança sobre a Microsoft no mercado de consolas.
Hardware
Ambas as marcas já escolheram alguns dos seus componentes, começando pelo processador e placa gráfica, onde escolheram os produtos fabricados pela AMD e personalizados de acordo com as necessidades de cada uma.
Apesar da escolha na mesma empresa, as diferenças de processamento deverão algumas, mas nada que interfira diretamente no correr dos jogos. As duas deverão utilizar memória SSD como dispositivo de armazenamento, sendo que esta ajuda na otimização da transferência de dados e processamento.
Retro Compatibilidade
De acordo com rumores levantados pelo HipHopGamer, a PS5 poderá ser compatível com jogos desde a primeira consola (PS1), mas a Sony ainda não confirmou se isso irá mesmo acontecer, tendo apenas informado que os jogos da PS4 vão ser compatíveis.
No caso da Xbox, também será possível correr títulos da geração anterior, o que põe os dos equipamentos em igualdade na disputa pelo mercado, gerando uma taxa mais pequena de migração entre as consolas.
Neste aspeto, sendo a Playstation a líder de mercado, essa liderança deverá ser mantida, visto a vasta coleção de jogos que muitos utilizadores têm.
Preço
A Microsoft espera nesta nova consola corrigir “erros do passado” e vai tentar oferecer uma Xbox a preço mais acessível, mas, segundo analistas, a Playstation já previu isso e ainda deverá conseguir chegar ao mercado a custar mesmo.