O Wi-Fi 6 apenas chegou no ano passado, sendo a última versão do tipo de conexão. Segundo os especialistas, os responsáveis por a tecnologia já estarão a trabalhar no novo Wi-Fi 7. De acordo com a informação de um dos responsáveis pela certificação Wi-Fi, a nova versão deste tipo de conexão vai conseguir seguir os movimentos dos utilizadores, de modo a que o router consiga perceber em que divisão da casa o utilizador está.
Este tipo de função só é conseguido a partir de uma frequência de rádio, porque as características da mesma podem ser modificadas com base na utilização.
“(Queremos) detetar o movimento das pessoas quando elas se deslocam de uma sala para outra sem ter nenhum sensor nelas. A tecnologia também é sensível o suficiente para detetar a sua frequência respiratória, porque, ao respirar, altera as características de RF e do canal.”
O Instituto de Engenheiros, Eletricistas e Eletrônicos (IEEE) está de momento a estudar a possibilidade de desenvolvimento desta função, sendo que não é garantida a sua implementação.
Para além deste tipo de funções, o próximo protocolo Wi-Fi poderá trazer uma maior taxa de transferência de dados entre equipamento e entre maiores distâncias.
Ainda sem nome definido, podemos avançar que este tipo de tecnologia e certificação poderá demorar ainda alguns anos a ser lançado, tendo o presidente do IEEE informado que pode durar até 4 anos.
Sugestões Mundo Smart:
Novos Galaxy S20+ e S20 Ultra. Qual comprar e onde? Descobre aqui!