Segundo os recentes dados da ANACOM, os portugueses cada vez utilizam menos o telefone fixo para realizar comunicações. Os dados mostram a maior redução registada desde 2015, mesmo que durante o ano de 2019 tenha registado um aumento de 2,1% de utilizadores, com a MEO a ser a operadora com maior quota de clientes deste serviço.
Os portugueses em 2019 passaram menos 722 milhões de minutos ao telefone, em comparação com 2018.
De acordo com a Autoridade Nacional das Comunicações, os dados relativos ao tráfego telefónico fixo evidenciou em média por mês, 67 minutos por acesso, a maior parte deles sempre com ambos os utilizadores a usarem um telefone fixo (48 minutos). Estes valores contrastam com oito minutos em chamadas fixo-móvel e quatro minutos em chamadas internacionais.
Apesar desta diminuição, no final do ano de 2019 registou-se um maior número de acessos, com 5,1 milhões, 55 mil a mais que o ano anterior. Estes acessos são maioritariamente suportados por serviços de fibra ótica e TV por cabo.
A MEO foi a operadora nacional com maior destaque, atingindo uma quota de 42,1% dos clientes de acesso direto, seguida pelo Grupo NOS com 36% e a Vodafone com 18,1%.
Sugestão Mundo Smart:
Novos Galaxy S20+ e S20 Ultra. Qual comprar e onde? Descobre aqui!