O Parlamento Europeu mostrou preocupações relativamente ao “lixo eletrónico” que é atualmente gerado e uma das propostas é a normalização dos carregadores.
Muito do lixo eletrónico feito tem como base as toneladas de plástico e metal que são usados nos carregadores de telemóveis e outros dispositivos móveis. A ideia para agradar a vários utilizadores, no entanto, marcas como a Apple não “gostam” deste caminho de criar um carregador universal.
Esta ideia já tinha sido discutida em 2009, tendo a Comissão Europeia conseguido popularizar o microUSB em milhões de dispositivos.
O objetivo da Comissão Europeia passa por existirem carregadores uniformizados, que funcionem em todos os smartphones assim como em outros sistemas. Por ano existem cerca de 50 mil toneladas de carregadores fora de uso (lixo eletrónico).
A Apple não deverá gostar desta ideia, visto ter mais de mil milhões de equipamentos com o seu conector Lightning.
No debate em sessão planetárias, os eurodeputados mostraram-se céticos sobre a adesão voluntária dos operadores e poderão pedir para a Comissão criar uma norma vinculativa. O padrão indicado a esta ação deverá ser o USB Tipo-C, cada vez mais utilizado em novos equipamentos, incluindo os MacBooks e iPads.
Deixa a tua comentário