A Microsoft lançou ontem oficialmente o novo navegador Microsoft Edge, desenvolvido com base no código do famoso Google Chrome.
Este vai ser o novo navegador oficial do Windows, com compatibilidade para os vários sistemas operativos como Windows 8, 8.1 e o recentemente descontinuado Windows 7. Para além dos sistemas da própria marca, foi desenvolvido também com suporte para o macOS da Apple e para smartphones Android e iOS.
Agora o novo navegador vai ter uma melhor interface, mais funções de privacidade, melhor desempenho e terá acesso às várias extensões da Chrome Web Store. Outra mudança radical foi no logótipo do navegador com visual renovado.
Extensões
A principal novidade do Edge são as extensões da Chrome Store, e vai ser possível instalar várias extensões com as mesmas funções que já são utilizadas no Google Chrome. Segundo a Microsoft, algumas extensões podem não funcionar caso tenham como base a conta Google.
Privacidade
Outro foco da empresa foi na privacidade do utilizador, com um modo de bloqueio de identidade em três níveis que vem ativo por padrão. A empresa garante também que as pesquisas realizadas no Bing em modo privado não são atribuídas ao utilizador, e a ferramenta de pesquisas oferece recompensas para quem o utilize como padrão para essa função.
Desempenho
Devido à mudança do código base, o Edge vai ser compatível com praticamente todos os sites e aplicações que correm no antigo EdgeHTML. A Microsoft garante que o seu novo navegador é duas vezes mais rápido que o antecessor.
Ainda não existem testes que provem a velocidade do novo navegador, mas posso dizer que na minha utilização do Edge nas últimas semanas têm-me agradado, com uma navegação rápida e bastante simples. Em testes o Edge consumiu cerca de 3% menos RAM e 66% menos CPU do que o Chrome na abertura das mesmas páginas.
Como fazer o download?
O download do Microsoft Edge está disponível no endereço microsoft.com/edge com suporte para Windows (7, 8, 8.1 e 10), macOS, Android e iPhone (iOS). No caso do Windows 10, o download substitui a versão atual do Edge, e no futuro será implementado nas novas atualizações de sistema. No caso dos equipamentos móveis, se o utilizador já tiver o Edge, o mesmo vai ser atualizado automaticamente.
Deixa a tua comentário