Google vai avaliar todas as aplicações que usam localização em segundo plano

Google vai avaliar todas as aplicações que usam localização em segundo plano – Mundo Smart - mundosmart
Google vai avaliar todas as aplicações que usam localização em segundo plano – Mundo Smart - mundosmart

A Google continua na sua batalha contra as aplicações que abusam das permissões dos equipamentos, desta vez com a localização em segundo plano. As mudanças foram anunciadas pela marca no seu blog para programadores Android, e diz que a partir de 3 de agosto todas as novas aplicações que solicitem o acesso a localização em segundo plano vão passar por uma revisão, expandindo-se para todas as aplicações a partir de 3 de novembro.




Embora o acesso à localização seja um recurso essencial para muitas aplicações e serviço, por vezes pode ser demasiado evasivo. Quando falamos em segundo plano a situação torna-se mais grave, sendo que os utilizadores podem nem ter consciência que tal acontece.

Com o novo processo de revisão das aplicações, a Google vai obrigar as empresas a justificar o porque da necessidade do recurso.

Estas alterações irã fazer parte das atualizações para o Android 11 que vai seguir alguns dos passos do sistema rival iOS 13, permitindo que o utilizador conceda permissões confidenciais de uma só vez. O sistema da Apple também faz alertas para quando as aplicações estão a utilizar a localização em segundo plano.




A Google também será alvo das próprias políticas de utilização, sendo que existem aplicações na empresa que também fazem um rastreio da localização em segundo plano, como é o caso dos locais visitados no passado. Devido a algumas críticas sobre essa função, a Google também adicionou um botão para excluir esses dados após um certo período.

Apesar de oficialmente este processo começar apenas em agosto, os criadores de aplicações podem a partir de maio solicitar uma avaliação às suas aplicações.

Últimas notícias:

Copa dos Libertadores chega ao FIFA 20 a 3 de março

Exit mobile version