A Google vai acabar com as extensões pagas no navegador Chrome, anúncio feito após uma primeira tentativa de acabar com esta prática. Muitos dos criadores das extensões utiliza estas para criar sistemas de monetização, alguns deles fraudulentos.
A partir da próxima segunda, os criadores não poderão utilizar extensões pagas, uma consolidação do comunicado já publicado pela Google em março deste ano. Além da proibição da partilha destas aplicações através da Chrome Web Store, também serão suspensas temporariamente as extensões atualmente existentes.
Gradualmente a Google vai eliminar mais funções, mas para já, todas as extensões que utilizam o Chrome Web Store não podem cobrar novamente os utilizadores que já tenham utilizado o sistema de pagamento do navegador.
O objetivo desta mudança nas extensões é reduzir extensões com spam, incluindo a proibição de várias extensões que fazem a mesma função, não permitindo que os criadores manipulem os comentários para ter melhor classificação e posicionamento.