A Google revelou um conjunto de relatórios que demonstram o quanto as pessoas estão a ficar em casa durante a pandemia do COVID-19.
Os relatórios são distribuídos pelos diversos países afetados pelo vírus e demonstra os dados sobre o número de utilizadores que está a cumprir as ordens de isolamento durante este período.
Estes dados surgem com base na recolha de localização realizada pelo Google dos dispositivos e utilizadores que tenham permitido a mesma. Os gráficos têm vários tipos de atividades e separam-se em diferentes setores, como idas aos parques, restaurantes, farmácias ou centros comerciais, e baseiam-se nos movimentos tradicionais dos utilizadores antes do período de recolha.
Para além de distribuídos por país, os gráficos estão também feitos por distrito, sendo possível analisar o que os utilizadores de cada região estão a fazer para conter a propagação do COVID-19.
A Google diz que os relatórios vão ser atualizados conforme necessário, mas podem ser acedidos através deste link.
https://www.google.com/covid19/mobility/
Em Portugal, com base no relatório mais recente a dia 29 de março, é possível ver que cerca de 22% dos utilizadores permanecem na sua residência, o que demonstra uma boa taxa de portugueses a realizar o seu isolamento voluntário. Abaixo podem ver mais dados sobre os dados encontrados na plataforma da Google.
- Queda de 83% na ida a centros comerciais, restaurantes e outros locais recreativos
- Quada de 59% na ida a farmácias e lojas alimentares
- Queda de 78% em locais de transportes públicos
- Queda de 53% em deslocações para locais de trabalho