Nas últimas semanas o criador do Adblock Plus, Wladimir Palant, detalhou a forma como extensões do Avast e AVG utilizam os dados dos seus utilizadores nos browsers. Após essas informações a Google removeu três dos complementos disponíveis na Chrome Web Store.
Já tínhamos falado sobre o que a Avast fazia com os dados, mas a AVG é uma empresa subsidiária que pertence ao mesmo grupo, sendo que ambas oferecem o mesmo serviço, mas com marcas diferentes.
De acordo com o Adblock Plus, todos coletam dados que “excedem de longe o que seria considerado necessário ou apropriado mesmo para extensões de segurança”. Por exemplo, as informações enviadas de volta para a empresa incluem links de sites visitados recentemente e qual o caminho completo para chegar à mesma.
Durante esta noite, o Avast SafePrice, Avast Online Security e o AVG SafePrice foram removidos da Chrome Web Store, ficando apenas disponível a AVG Online Security. Este tipo de situação já tinha acontecido também no Opera e no Mozilla Firefox no início deste mês.