No último Google I/O em 2019, a empresa disse que iria adicionar à pesquisa na sua plataforma, objetos em realidade aumentada. A partir dessa altura, a Google já adicionou um grupo de animais que podem ser vistos em 3D, utilizando a realidade aumentada.
Este tipo de conteúdo do Google é bastante fácil de aceder, sendo adicionados à pesquisa com a ideologia de ser mais fácil aprender sobre algo a vê-lo. Os utilizadores podem ver a escala de um objeto e também os detalhes que por vezes não percetíveis numa simples imagem.
Por exemplo, se pesquisarmos por “tigre” a Google exibirá um painel de conhecimento de pesquisa, que geralmente aparecem quando estamos a pesquisar por filmes, celebridades famosas ou outros assuntos relevantes.
No caso do animal 3D no Google, o utilizador verá uma visão geral da espécie, algumas imagens e uma área que diz “Conheça um tigre em tamanho real”, com um botão de “visualização em 3D.
O que é preciso para exibir objetos em realidade aumentada?
Para visualizar os animais da Google em 3D é necessário ter a aplicação da Google instalada no smartphone, para que os objetos compatíveis com esta função fiquem disponíveis. Maior parte dos novos smartphones já serão capazes de aceder a esta função.
Smartphone ou Tablet:
- Sistema operativo: Android 7.0 ou superior com Google Play Store pré-instalada;
- iPhone/iPad: iOS 11.0 ou superior;
Existem mais animais para além do tigre, e abaixo deixamos uma lista para que possas explorar esta função, que te deixa meter um animal na tua sala apenas a partir da câmara.
Lista de animais disponíveis em 3D:
- Jacaré
- Urso
- Gato
- Leopardo
- Cão
- Labrador Retriever
- Pug
- Rottweiler
- Pato
- Águia
- Pinguim
- Panda
- Bode
- Ouriço
- Cavado
- Leão
- Arara
- Polvo
- Tubarão
- Pónei
- Serpente
- Tigre
- Tartaruga
- Lobo