Foram descobertas 56 aplicações com malware na Google Play Store

Foram descobertas 56 aplicações com malware na Google Play Store – Mundo Smart - mundosmart
Foram descobertas 56 aplicações com malware na Google Play Store – Mundo Smart - mundosmart

A Google continua na sua batalha de não deixar que aplicações com malware entrem na Play Store, mas foi novamente encontrado um número considerável das mesmas com esse problema.

Numa análise da Check Point, foram descobertas desde o início do ano 56 aplicações que foram descarregadas quase um milhão de vezes em todo o mundo, com o objetivo de cometer fraudes em anúncios para smartphones.

Este malware tem o nome “Tekya”, e imitou as ações do utilizador para clicar em anúncios e banners de agências como AdMob, AppLovin, Facebook e Unity. As aplicações afetadas estavam em categorias como culinárias, calculadores, infantis, jogos de quebra-cabeça e de corrida.




O Tekya estava escondido dentro do código nativo do Android e dessa forma conseguiu ultrapassar os mecanismos de defesa da Google Play Protect. Depois da divulgação do malware pela Check Point, a Google removeu o malware de todas as aplicações descobertas pela empresa.

A Google tem vários mecanismos de defesa, mas nem sempre vão ser capazes de conter este tipo de aplicações com o malware bem escondido. De qualquer maneira, para evitar este tipo de ameaças, é aconselhado que o equipamento esteja sempre atualizado com as últimas soluções de segurança.

Exit mobile version