Os direitos e privacidade de dados dos utilizadores na internet é um tema muito debatido nos últimos anos, e parece estar a chegar mais uma batalha entre os utilizadores Europeus e o Facebook, havendo até uma ameaça à potencial saída da rede social do mercado europeu.
Existe de momento uma grande pressão à Irlanda, país onde se localizam maior parte das sedes das maiores empresas tecnológicas dos Estados Unidos. A pressão consiste em que o país aplique as diretivas do RGPD e faça valer as leis europeias sobre a recolha de dados dos utilizadores. Está em causa uma ordem europeia para que o Facebook deixe de enviar os dados dos utilizadores para os Estados Unidos.
Em defesa, o Facebook utilizou argumentos onde dizem que o processo resulta apenas de uma pessoa, a comissária de proteção de dados Helen Dixon, e que está a ser tratado injustamente, havendo outras empresas que continuam a enviar os dados para o país norte-americano, como é o caso da Google, atualmente também a enfrentar acusações de recolha ilegal de dados.
Para já ainda não existem novos avanços sobre este processo, mas caso chegue a outra fase poderá haver uma fragmentação dos vários serviços a nível mundial, com zonas especificas a receber certos serviços e vice-versa.
Deixa a tua comentário