O Facebook e o Instagram são atualmente as maiores redes sociais do mundo, com milhões de utilizadores online todos os dias. Foi descoberto que o sistema de Inteligência Artificial da Clearview está a utilizar as fotos de ambas as redes sociais para alimentar a sua ferramenta.
Existem mais de três mil milhões de fotos que podem ser usadas de forma questionável, sendo que a ferramenta Clearview pode identificá-lo numa foto a pedido de qualquer pessoa.
Os sistemas de vigilância mostram-se muito efetivos ao longo dos anos, com o principal objetivo de combater a criminalidade. A Clearview é uma das mais avançadas nesses sistemas e está a desenvolver os seus sistemas usando fotografias que vários utilizadores publicam na rede social. Segundo o fundador da empresa, todo este processo está aprovado pelo Facebook.
A utilização do Facebook tem também como objetivo a redução do espaço ocupado na sua base de dados que tem um tamanho muito grande para armazenar todas as imagens analisadas pelo sistema IA. Por enquanto esta ferramenta não está totalmente aberta a qualquer pessoa, mas alguns utilizadores já experimentaram e deram o seu feedback. Mesmo com poucas fotos, o poder da Clearview foi surpreendente, com a identificação rápida de várias pessoas.
Este tipo de ferramenta é cada vez mais utilizado em várias empresas, que vêm na identificação facial uma nova tendência para saber quem são os seus clientes, tendo algumas desenvolvido câmaras especificas para tal em alguns produtos.