Fabricantes de smartphones como Samsung ou Xiaomi, vão começar a deixar a China

Fabricantes de smartphones como Samsung ou Xiaomi vão começar a deixar a China – Mundo Smart - mundosmart
Fabricantes de smartphones como Samsung ou Xiaomi vão começar a deixar a China – Mundo Smart - mundosmart

A China é o país mais conhecido quando se fala de onde foram fabricados os produtos, mas algumas marcas, principalmente fabricantes de smartphones, vão deixar de produzir os seus equipamentos no país.

Esta decisão foi tomada principalmente pela Samsung, que tinha a China como um dos melhores mercados para produzir os seus smartphones. Segundo a empresa, nos últimos seis anos a marca viu a sua quota de mercado a ser praticamente destruída, passando de 15% para 1% no primeiro trimestre de 2020.

De acordo com um analista da Cape Investment & Securitie, os utilizadores de smartphones na China têm uma maior preferência por equipamentos de valores mais reduzidos e fabricados por marcas nacionais, como é o caso da Huawei ou Xiaomi. Para os que optam por um smartphone com características de topo, os consumidores têm preferência por ofertas da Huawei ou da Apple.




Devido a esses motivos, a Samsung está a explorar a possibilidade de fazer maior parte da sua produção em países como a índia ou o Vietnam, que apresentam uma relação custo/qualidade muito mais aliciante no sentido da mão de obra disponível.

Mas esta não é a única a idealizar a hipótese de tirar a produção da China, tendo também a Sony revelado as suas intenções de abandonar Pequim e mudar a sua produção para a Tailândia. A Xiaomi também já fez um grande investimento na construção de fábricas de grande dimensão na Índia.

Exit mobile version