O CEO da SpaceX já tinha revelado o plano de colonizar o território de Marte, e recentemente fez declarações otimistas sobre essa ideia. O projeto irá ter uma grande dimensão, e prevê-se que demore um período de 20 anos com a produção e viagem de 1000 Starships.
Estas Starships serão fabricadas pela empresa de Musk, e o plano só será viável devido ao custo baixo de produção da empresa, que mesmo assim terá um valor de aproximadamente 2 milhões de dólares por cada “veículo”.
O projeto Starship está pensado para realizar até 3 voos diários, que vai dar mais de mil voos por ano. Seguindo essa estimativa, se forem produzidas 100 naves e cada uma delas carregar 100 toneladas para o espaço, mais de dez milhões de toneladas estarão em órbita anualmente, de modo a construir uma pequena cidade autossustentável no planeta vermelho.
Segundo Elon Musk, o fator que mais dificulta a construção e viagem é o alinhamento planetário, visto que as naves só podem viajar a cada dois anos.
Antes da construção da base é necessário que a raça humana chegue lá primeiro, e segundo a NASA, espera-se a chegada em 2024. Já Musk, espera que a SpaceX consiga chegar ao solo de Marte em 2022.