O Instagram está a adicionar uma nova forma das organizações sem fins lucrativos terem uma forma de arrecadar fundos através dos vídeos em direto. Os criadores de diretos podem hospedar “angariações de fundos ao vivo” para solicitar e ajudar várias entidades através dos seus seguidores em tempo real.
Esta atualização surge após a grande utilização dos diretos por várias celebridades e influencers, que desta forma mantêm o contacto com os seus fãs de forma simples.
O novo recurso foi pela primeira vez apresentado na semana passada, mas apenas no Facebook, onde a rede social ajudava páginas de empresas a pedir doações para ajudar nesta altura em que muitos negócios estão parados.
Quem fizer uma angariação de fundos através do direto, pode escolher uma organização sem fins lucrativos antes de iniciar a mesma, de modo a que os seus espetadores possam depois escolher, ou não, doar valores às causas através do cartão de crédito ou cartão de crédito virtual. Há medida que os valores são transferidos, os criadores da sessão terão visibilidade sobre os valores doados e o utilizador desbloqueia um novo adesivo “Eu doei”.
Esta forma funciona muito como o Twitch ou o Youtube, e muitos utilizadores já estão familiarizados com a ferramenta.
“Achamos que existe esse ecossistema bastante poderoso entre criadores e empresas e seus fãs e seguidores”, disse Vishal Shah, chefe de produto da empresa. “Essa definitivamente pode ser uma oportunidade também da perspetiva da monetização”.
Os vídeos ao vivo no Facebook e Instagram têm agora mais de 800 milhões de pessoas a assistir, e a opção de ajudar uma entidade entre todos parece ser uma excelente aposta da empresa.