Atualmente o Spotify é uma das principais aplicações para ouvirmos música, e abaixo mostramos-te algumas dicas que podem ser úteis para ti.
- Usar o Spotify como alarme
Este recurso funciona em conjunto com a aplicação “Relógio” da Google, que em alguns smartphones Android vem instalada de origem. Com esta função é possível agendar um ou vários alarmes e escolher uma lista de músicas que tenhamos no nosso Spotify.
Para ativar basta entrar na aplicação, criar um alarme, e procurar o ícone de um sino, que no ecrã seguinte encontramos a opção Spotify.
Caso as listas não estejam disponíveis assim que entramos nessa área, basta clicar no botão Conectar e autorizar o Spotify a passar os dados.
Se não tiverem a aplicação instalada no vosso telemóvel podem fazer o download a partir do botão abaixo.
- Pesquisa com mais detalhe
Tal como existe em outros motores de busca, o Spotify também tem opções para procurar com vários tipos de informação. Abaixo uma lista dos comandos principais:
- year: este comando filtra as pesquisas pelo ano de lançamento das músicas ou álbuns. Por exemplo, caso procure por um ano específico utiliza-se year:1996. Se quisermos procurar num intervalo de tempo separamos os anos por um hífen (year:1996-2000);
- genre: filtra a pesquisa pelo gênero musical, como por exemplo genre:rock;
- label: faz uma pesquisa a partir da editora da música ou álbum. Se pesquisarmos label:sony vamos receber todas as faixas lançadas pela marca;
- tag:new: vai pesquisar o álbum mais recente de um artista/banda. tag:new Green Day;
- AND: permite pesquisar por mais de um artista ou canção. Se digitarmos Green Day AND AC/DC recebemos informações das duas bandas;
- OR: limita a pesquisa por um artista ou outro. Exemplo: Green Day OR AC/DC;
- NOT: exclui algo da pesquisa. Por exemplo, se procurarmos por Ed Sheeran NOT Shape of You, aparecerão todas as músicas do artista, exceto a Shape of You.
- Reproduzir músicas sem censura
Algumas músicas disponíveis no Spotify tem censura e ficam classificas como explícitas, ou seja, podem conter conteúdo adulto. Essas faixas recebem a etiqueta “Explicit” ou a letra “E”. Todos os utilizadores com a subscrição premium podem optar por permitir, ou não, a reprodução desse tipo de conteúdos. Para chegarmos a essa opção basta irmos às definições e ativar ou desativar a opção “Permitir a reprodução de conteúdo explícito”.
- Guardar músicas em modo offline
Todos os assinantes do plano Premium podem fazer o download de músicas para o telemóvel, de modo pudermos guardar as faixas que mais gostamos para ouvir mais tarde sem ter de utilizar a internet.
- Utilizar a aplicação do Smartphone como controlo de outros dispositivos
Quando estamos a utilizar o Spotify em vários equipamentos ao mesmo tempo e com a mesma conta, é possível controlar a música para que possa ser reproduzida em outras plataformas. Por exemplo, sempre que ligo o computador ou a PS4 com a aplicação, o telemóvel deteta essa atividade e dá-me a possibilidade de controlar o leitor de música, pudendo selecionar qual dos equipamentos irá reproduzir a música.
- Ocultar o que estamos a ouvir
Os nossos perfis de Spotify podem ser seguidos pelos nossos amigos, o que faz com que os mesmos possam ver o que estamos a ouvir. A aplicação pensou nisso e criou um comando que faz com que seja possível ocultarmos as músicas que estamos a ouvir.
Para ativar esta opção é necessário ir às definições, seguido de “Redes Sociais” e ativar a opção “Sessão particular”.
- Playlist colaborativa
Imaginemos que vamos dar uma festa, e queremos que os convidados se sintam à vontade para ajudar a preencher a lista de músicas. É possível criar uma lista onde podemos partilhar com várias pessoas, de modo a que todos possam adicionar, excluir ou reorganizar a lista.
Para isso, no smartphone, basta ir à biblioteca pessoal -> Criar playlist -> ir às opções no topo direito e escolher a opção “Tornar Colaborativa”.
No computador basta clicar com o botão direito do rato em cima de uma playlist e escolher a opção “Playlist Colaborativa”.
Depois basta partilhar o link com amigos.
- Partilhar música com um momento específico
Esta opção já existe em outras plataformas, e no Spotify também é possível partilhar uma música e escolher qual o momento exato para começar a tocar. Por exemplo, quando queremos mostrar a um amigo uma área especifica da música, normalmente dizemos para colocar no minuto 1:57, mas com esta opção podemos partilhar logo com essa informação.
Para isso basta obter o link da música e no final do mesmo incluir #time1:57.
- Economizar dados móveis
Apesar de apenas os utilizadores Premium puderem utilizar a função de fazer o download das músicas, existe também para todos os utilizadores a opção de economizar o consumo de dados móveis.
Para isso, basta ir às definições e ativar a opção de Economia de Dados.
Deixa a tua comentário