O Instagram continua em grande guerra contra a desinformação partilhada na sua plataforma, com grande foco agora para o COVID-19.
A empresa revelou que removeu um conjunto de efeitos que prometiam diagnosticar ou eliminar o coronavírus, que apesar de serem claramente falsas, estavam a partilhar informações erradas sobre a análise do vírus.
Para além disto, o Instagram vai também apertar o controlo da criação de novos filtros, onde qualquer conteúdo que possa ser considerado enganador ou que desinforma a população será removido da plataforma.
Outros filtros com o tema que viole as regras da empresa também deixarão de aparecer nas pesquisas, ficando apenas disponíveis filtros ou extensões desenvolvidas em parceria com a própria rede social e organizações clínicas para efeitos benéficos nos utilizadores.
As medidas surgiram depois de vários filtros terem aparecido na rede social, que rapidamente ganharam fama entre os utilizadores. Estas estavam relacionadas com o vírus e partilhavam apenas informações incorretas sobre o mesmo.