O iOS 14 vai receber finalmente uma nova ferramenta de widgets para o ecrã principal do iPhone e do iPad, e agora surgem imagens de como seria já aplicados na sua utilização.
As imagens vem de uma estrutura chamada “SpringKit”, para os programadores utilizarem ao criar as aplicações para o ecrã inicial do iPhone. Neste cenário, os mesmos podem escolher três tipos diferentes de visualização para as suas aplicações:
- Um ícone clássico
- Um novo ícone ao vivo que pode mostrar dados ou botões
- Um widget em tamanho real
Por exemplo, na aplicação Wheater, será possível ver um ícone um pouco maior com a temperatura externa e as condições climáticas. Na aplicação Activity é possível ter um widget em tamanho real mostrando várias informações de atividade para o dia.
Segundo esta ideia, também será possível aos programadores adicionar botões às aplicações de terceiros, como por exemplo colocar no ecrã inicial um botão direto para iniciar a captura de ecrã, ou a localização e reprodução de música ou podcasts.
Estes não serão iguais aos já existentes no iPad OS 13, com a diferença que poderão ser movidos livremente pelo ecrã inicial como os atuais ícones de aplicações.
Este é ainda um recurso sem desenvolvimento pela Apple para o novo iOS 14, e pode sofrer muitas alterações ou até ser descartado.