A pandemia de COVID-19 está a mudar totalmente os hábitos dos portugueses, que agora em casa, fazem um maior número de compras online. Segundo os dados da GfK relativos à semana de 30 de março a 5 de abril, é possível ver um crescimento acima de 250% em compras na internet, em comparação à mesma semana no ano anterior.
As vendas online tiveram um maior destaque no mercado da tecnologia, com os consumidores a comprar vários produtos para Home Office, com principal destaque para impressoras multifuncionais e computadores portáteis, que subiram 163 e 76% respetivamente.
“O online continua a crescer de forma extraordinária e quase compensa a queda do mercado total”, explica Rui Reis, gestor de produto da GfK. “Já representa um terço do mercado, está a mudar-se o paradigma”, afirma.
Várias marcas de retalho de equipamentos eletrónicos fecharam maior parte das suas lojas, como a Fnac, Worten ou Phone House, limitando assim um pouco a escolha dos consumidores na deslocação às lojas físicas. Estas promoveram também várias opções para os clientes realizarem as compras a partir das plataformas online.
Entre os produtos mais procurados, encontramos ainda consolas, com um aumento de 145%, mas não existe só o lado bom, no caso de máquinas fotográficas, esta foi uma categoria que desceu muito, com perdas perto de 81%.
Também com base em dados revelados pela SIBS, vários setores aumentaram a sua procura, como é o caso do entretenimento e cultura, para além dos serviços de take-away dos restaurantes.
Deixa a tua comentário