A Apple apresentou um novo iPad Air com um design muito parecido ao seu tablet de topo, o iPad Pro. Neste novo modelo do Air, a diferença nota-se claramente no design com margens menores em volta do ecrã e a saída do botão Touch ID.
O novo tablet da marca está agora a utilizar um ecrã maior de retina líquida com 10,9 polegadas e resolução de 2360×1640. Ainda a completar o mesmo, o novo iPad Air é totalmente laminado com suporte True Tone e revestimento antirreflexo. Outro aspeto interessante foi a deslocação do Touch ID para o botão de ligar/desligar na parte superior do ecrã, sendo atualmente o primeiro da sua família a receber esta tecnologia.
Em termos de processamento, o novo iPad vem equipado com um processador de nova geração, o A14 Bionic da própria Apple, um chip de 5 nanometros com seis núcleos. A marca promete uma melhoria de desempenho de até mais 40% em relação ao modelo anterior, para além de suporte gráfico aprimorado.
Uma das grandes notícias é também a adoção da entrada USB-C com suporte a carregamento de até 20W. Chega também com suporte à conexão de rede 5G e Wi-Fi 6.
Já na parte da fotografia, foi reutilizada a câmara traseira do iPad Pro com 12MP e estabilização de vídeo. Na parte frontal está uma câmara FaceTime HD de 7MP, HDR inteligente e suporte a captura de vídeos 1080p a 60fps.
À semelhança do iPad Pro, este tem também suporte à Apple Pencil (vendida em separado) através dos mecanismos de conexão magnética na lateral do equipamento. Também o Smart Keyboard Folio terá suporte ao novo Air.
O novo iPad Air ficará disponível em Portugal por um valor desde os 649€ para a versão de 64GB e desde 849€ para a versão de 256GB. As vendas apenas começarão em outubro com as seguintes cores: Cinzento sideral, Prateado, Rosa-dourado, Verde e Azul-céu.