Foi descoberta nos últimos dias uma nova falha no sistema iOS, que pode afetar utilizadores que utilizam um serviço de VPN no equipamento.
Esta foi descoberta pela equipa da aplicação ProtonVPN, onde o iOS pode manter ligações externas à VPN ativas durante várias horas, expondo assim o IP real dos utilizadores e quebrando a privacidade que seria garantida por este tipo de serviços.
Tudo indica que esta falha está presente no sistema da Apple desde a sua versão 13.3.1, afetando todos os seguintes. A marca ainda não confirmou oficialmente o problema.
Quando um serviço de VPN é ativo no iPhone, o procedimento normal seria o encerramento de todas as ligações que estivessem ativas, reativando de seguida as ligações já no “túnel” do VPN.
No entanto, o iOS não está a encerrar todas as ligações, sendo que algumas podem ficar desde minutos a horas ativas com o IP original do equipamento até entrarem no VPN. Com esta diferença de endereços IP, os dados dos utilizadores podem ser facilmente recolhidos, incluindo o IP original, mesmo que o restante tráfego seja feito a partir do VPN.
Mesmo que os criadores e gestores das aplicações VPN tentem corrigir esta falha, não o vão conseguir fazer, sendo que está presente no código do próprio sistema onde apenas a Apple pode mexer.
Para já a única forma de garantir alguma segurança no uso de aplicações VPN, é antes ativar o Modo Avião, sendo que desta formar todas as ligações do equipamento são reiniciadas, entrando de seguida com as configurações da aplicação.