A política de reparações de equipamentos da Apple está a ser alvo de investigação no Congresso dos EUA.
Segundo o comité, a empresa exibe traços de práticas de monopólio e contrárias aos direitos dos consumidores, ao cobrar preços altos e impedir que os profissionais externos possam atuar neste tipo de situações. Kyle Andeer, vice-presidente da Apple, foi convocado na última terça-feira, dia 19, para dar explicações sobre o assunto.
Andeer foi questionado se a empresa criava obstáculos para os clientes procurarem alternativas diferentes das “oficiais” da marca, de modo a terem reparações mais baratas. A resposta foi que a Apple procura oferecer um serviço e programas próprios de modo a proteger os clientes de acidentes, devido a uma reparação mal feita nos dispositivos.
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O vice-presidente ainda argumentou que os iPhone’s por exemplo necessitam de uma formação especializada pela própria marca, devido a serem equipamentos que necessitam uma maior complexidade técnica. Caso contrário pode existir casos em que ficam peças soltas que podem danificar um componente como a bateria, causando sobreaquecimento que pode chegar a ferimentos.
Alguns especialistas da área afirmam que o argumento da Apple é absurdo, e que a mesma quer que os clientes acreditem que apesar de existir um monopólio, o mesmo é benéfico.