A situação de pandemia em Portugal voltou ao Estado de Calamidade, e com este chegam novas medidas que serão impostas pelo governo. De 8 novos pontos no decreto de lei, chegam também a proposta de uma medida obrigatória que passa por ser obrigatória a instalação da aplicação STAYAWAY COVID por alguns cidadãos.
Esta aplicação, uma das mais descarregadas das lojas nos últimos meses, é para já uma escolha voluntária por parte dos utilizadores, e serve para que de forma rápida estes sejam avisados caso tenham estado em contacto com algum portador de COVID-19. A aplicação guarda os dados de cada utilizador (código aleatório do contacto) durante um prazo de 14 dias, para que o aviso seja feito sempre que algum doente seja diagnosticado com o vírus.
Com a nova medida proposta, a aplicação deverá ser instalada obrigatoriamente nos smartphones de utilizadores “no contexto laboral ou equiparado, escolar e académico … a possuidores de equipamento que a permita”.
Quem não cumprir esta medida poderá ficar sujeito ao pagamento de multas, algumas pesadas, com valores entre os 100 e 500 euros. Para pessoas coletivas o valor da coima poderá ser entre os 2000 e os 5000 euros.
Por enquanto o download e instalação da aplicação STAYAWAY COVID é voluntária e aconselhada pelo Governo Português e pela DGS. Deixamos abaixo um link onde explicamos melhor a forma de funcionamento da aplicação, bem como os links para download.