A plataforma de videochamadas Zoom tem sido uma das principais para quem está a trabalhar a trabalhar a partir de casa, mas recentemente foi encontrado um problema de privacidade em relação à mesma.
De acordo com uma investigação do portal Techradar, foi descoberto que a aplicação Zoom para o iOS encontra-se a realizar a partilha de dados em segundo plano para os servidores do Facebook, sem que os utilizadores tenham autorizado essa partilha e até mesmo se não tiver a conta do Facebook ativa.
Entre os dados partilhados é possível encontrar a hora a que a aplicação foi iniciada, dados sobre o equipamento, localização, operadora e alguns outros dados de análise genéricos. Estes dados podem ser utilizados como forma de rastreio das atividades dos utilizadores, com efeitos de apresentação de publicidade direcionada na rede social e serviços relacionados.
Mesmo sem uma conta do Facebook ativa, a partir do momento que a aplicação é aberta, os dados são enviados para a API do Facebook Graph, mesmo que os utilizadores nem tenham a aplicação da rede social instalada.
Esta não é a primeira vez que o Facebook é associado a problemas de privacidade, e apesar do Zoom informar que dados podem ser recolhidos sobre o uso da aplicação, os mesmos não detalham que as mesmas vão ser enviadas ao Facebook.
Atualização (28-03-2020 – 16h05): Zoom remove código que enviava dados para o Facebook
Deixa a tua comentário