fbpx

Análise: Huawei P Smart 2021

Análise: Huawei P Smart 2021 – Mundo Smart - mundosmart




A Huawei lançou recentemente o novo P Smart 2021, a prova de como a marca consegue continuar a produzir bons equipamentos, mesmo com a proibição imposta pelos Estados Unidos sobre a utilização de serviços criados no país.

O novo Huawei P Smart 2021, é assim a nova aposta para o mercado de smartphones de média-gama, uma área onde esta sempre se apresentou com muita força, desde o famoso P8 Lite e posteriormente os P Smart.

Neste novo equipamento, a marca chinesa apostou naquilo que os utilizadores mais procuram, um bom sistema de câmaras, apoiado pela Inteligência Artificial, e uma bateria de 5000 mAh que promete ter muito boa autonomia para uma utilização normal de dia-a-dia.

Especificações

Ecrã:

TFT LCD de 6.67″ polegadas e 2400×1080 de resolução

Processador:

Huawei Kirin 710A, octa-core (4×2.0 GHz + 4×1.7 GHz)

Sistema Operativo:

EMUI 10.1 baseado em Android 10 (Sem aplicações Google)

Memória RAM:

4GB

Memória Interna:

128GB

Câmara Traseira:

48 MP, f/1.7 (angular); 8 MP, f/2.4 (ultra-angular); 2 MP f/2.4 (macro); 2 MP, f/2.4 (profundidade)

Funções da câmara traseira:

Flash LED, HDR, Panorama; 4K a 30fps, 1080p@30/60fps

Câmara Frontal:

8 MP, f/2.0 (angular) HDR

Funções da câmara frontal:

1080p a 30fps

Bateria:

5000 mAh, não removível

Carregamento rápido:

Carregamento rápido a 22.5W (46% em 30 minutos)

Carregamento sem fios:

Não

WLAN:

Wi-Fi 802.11, dual-band, Wi-Fi Direct, hotspot

Bluetooth:

5.1

GPS:

Sim

NFC:

Não

Radio:

FM Rádio, antena interna

USB:

USB Type-C 2.0

Sensores:

Biométrico (botão lateral), acelerômetro, giroscópio, proximidade

Cores:

Preto, Verde e Dourado

Na caixa:

Carregador, Cabo USB-C, Auriculares e Manuais




Design

A Huawei optou por trazer a neste equipamento um design simples e contemporâneo, com tudo o que os atuais smartphones têm disponível. Na parte frontal podemos ver um ecrã que ocupa praticamente toda a área, rodeado por umas bordas pretas. No topo deste, fica ainda um pequeno furo no centro onde fica a câmara de selfie, não causando qualquer problema na visualização de conteúdos de vídeo.

Na parte traseira encontramos uma construção em plástico que estará disponível em três cores, preto, verde e dourado, todas estas com algum brilho e meio espelhadas.

Análise: Huawei P Smart 2021 – Mundo Smart - mundosmart

No topo esquerdo da área traseira, está um módulo de quatro câmaras, muito parecido ao Huawei P40 lançado nos primeiros meses deste ano. Nesse conjunto podemos encontrar ainda o Flash LED e uma insígnia que diz “48MP AI QUAD CAMERA”, um dos principais pontos de interesse do equipamento.

Os botões laterias estão todos do lado direito do P Smart 2021. Neste lado encontramos o botão de ligar/desligar com capacidade de leitura de impressão digital e os botões de volume. Já no lado esquerdo fica o slot para dois cartões SIM e um cartão SD.

Por fim, na parte inferior fica a entrada USB Tipo-C para carregamento e transferência de dados, o altifalante e uma entrada jack 3.5mm para quem gosta de utilizar os auriculares com fios.

Análise: Huawei P Smart 2021 – Mundo Smart - mundosmart




Ecrã

O P Smart 2021 chega com ecrã de 6,67 polegadas, um dos maiores da marca desde o lançamento do primeiro modelo de P Smart’s, um ponto a favor, pelo menos para quem gosta de smartphones com grandes dimensões. Tem um painel TFT LCD com uma resolução de 2400 por 1080 e uma proporção de 20:9.

Os ecrãs com estas dimensões e características são muito bons para quem gosta, ou utiliza, o smartphone para visualização de conteúdos de vídeo, onde contamos com uma grande área de visualização. Vídeos do Youtube, Netflix e até streams de jogos têm uma boa qualidade de imagem e com bons detalhes sobre o que estamos a ver.

Análise: Huawei P Smart 2021 – Mundo Smart - mundosmart

Tem uma capacidade de 442nits em termos de brilho de ecrã, o que é um bom resultado para um ecrã deste tipo. Em comparação com modelos anteriores, a diferença não será muita, mas é sempre bom ver as características melhoradas.

Nas cores, a Huawei utilizou basicamente a mesma tecnologia já utilizada nos anteriores modelos, com dois modos: Natural e Vívido; cada um com um seletor Padrão, Quente ou Frio, para além de uma roda de cores para configurações personalizadas. Para muitos utilizadores esta função nem será descoberta, mas pode ser sempre útil para quem entende mais deste assunto e tem mais atenção aos detalhes da imagem.

Software e Performance

No que toca ao processamento, o P Smart 2021 vem com o chip da Huawei Kirin 710A com oito núcleos, quatro de 2.0 GHz e quatro de 1.7 GHz, acompanhados por 4GB de memória RAM e 128GB de armazenamento interno.

Como sistema operativo temos o famoso EMUI 10.1 da própria Huawei, baseado no Android 10. Continua a ter as funções e design já conhecido da marca, mas ainda com o problema de não chegar com os serviços Google, o que para muitos é um entrave.




Para ultrapassar a falta dos serviços Google, a Huawei continua a trabalhar na aplicação Petal Search, que ajuda qualquer utilizador a encontrar a aplicação que não está disponível na loja de aplicações da Huawei. Ao início a utilização da Petal Search pode ser um pouco confusa, mas facilmente nos habituamos. Muitas das aplicações que utilizamos no dia-a-dia podem ser encontradas a partir deste motor de busca, o que facilita bastante, para além de estarem disponíveis praticamente todas as aplicações da Play Store.

Na experiência de jogos, o P Smart 2021 mostrou um bom desempenho, correndo alguns dos jogos mais pesados sem grandes problemas. Este pode ser um equipamento bom para quem gosta de jogar no smartphone sem ter de optar por um dos equipamentos mais caros.

Câmaras

No que respeita a câmaras, o novo Huawei chega com um conjunto de quatro sensores, cada um para uma função em específico. Para além de ambas trabalharem em conjunto para uma imagem com a melhor qualidade possível, têm também funções como fotografias de alta definição, Ultra Wide Angle, Bokeh ou Macro.

O sistema de AI integrado na câmara, é sem dúvida uma mais valia, ajudando o smartphone a adaptar as fotos de modo a terem a melhor qualidade possível.

A câmara principal com 48MP, capta imagens com boa qualidade e com tons de cor mais naturais. Também a lente ultra-angular oferece uma boa imagem para fotografias a edifícios ou a um grande grupo de pessoas, com a captação de imagem em um ângulo de 120º.

Análise: Huawei P Smart 2021 – Mundo Smart - mundosmart

Apesar de chegar com o modo noturno, uma boa escolha da marca para este modelo, as imagens esperadas não serão as melhores, isto porque em ambientes com pouca luz, as fotografias parecem sair um pouco granuladas.

Por fim, as lentes macro e de profundidade, de 2MP cada uma, oferecem boas imagens com efeitos bokeh, com um bom desfoque natural na parte traseira da imagem, e o modo macro com boas captações em objetos mais pequeno, garantindo bons detalhes.

A câmara de selfie com 8 MP será um dos pontos fortes deste smartphone virado para os mais novos que utilizam muito as redes sociais, com uma captação de imagens com 3264×2448 pixels de resolução e vídeos em 1080p. Segundo a marca, este será um equipamento muito bom para os utilizadores e criadores de vídeos para o TikTok, a rede social que mais cresceu nos últimos meses.

Bateria

Para além das câmaras, a bateria do novo P Smart 2021 também chega com boas características, tendo uma capacidade de 5000 mAh, um número muito bom para quem procura um equipamento com boa bateria para todo o dia. Esta é assistida por Inteligência Artificial, o que garante que os recursos do equipamento sejam utilizados da forma mais eficiente, desligando o uso da energia quando certas funções estão desligadas.

Em conjunto com o smartphone, vem na caixa um carregador USB-C com 22,5W de potência, o que garante um carregamento de 46% em 30 minutos, segundo a marca, afirmação que podemos confirmar após os nossos testes.

Mais precisamente, nos nossos testes começamos a carregar o P Smart 2021 com 10% de bateria e demorou cerca de 1 hora e 30 minutos até chegar aos 100%, o que achamos ser um tempo razoável para este tipo de equipamento.




Som

Para consumo de vídeos ou música, o P Smart 2021 é a meu ver um smartphone simples, que oferece uma qualidade de som razoável para o tipo de utilização normal. Tem apenas um altifalante na parte inferior, perto da entrada USB-C, o que é o padrão nos vários equipamentos do mercado.

Preço e disponibilidade

O novo Huawei P Smart 2021 está disponível nas várias lojas nacionais por cerca de 259,99€, nas cores preto, verde e dourado. No entanto, com uma melhor procura é possível encontrar vários preços mais razoáveis para o novo smartphone.

Por exemplo, na nossa parceria com a Amazon Espanha, é possível encontrar este equipamento por 229€, com oferta de uns auriculares FreeBuds 3i. Podes ter acesso a esta oferta a partir dos links abaixo:

Huawei P Smart 2021 Preto + Freebuds 3i

Huawei P Smart 2021 Verde + Freebuds 3i