A Google anunciou uma nova grande mudança em algumas aplicações da sua marca, mais precisamente no pacote G Suite, alterando-o agora para o Google Workspace. Em conjunto com a alteração do produto, as aplicações Gmail, Docs, Meet, Sheets e Calendário terão agora uma nova imagem e recursos.
Antes de seguir para os novos recursos, a principal alteração feita pela Google passa pela reformulação dos logotipos de todas as aplicações mencionadas, onde cada uma destas vai ganhar as cores do motor de busca. A marca procura assim unificar todos os seus serviços, associando-os pelas cores.
Um dos exemplos de novos recursos é visto na janela de chat, onde é agora possível gerar um novo documento para todos os membros de um grupo, sem a necessidade de abrir uma nova aba. Também será possível iniciar uma chamada diretamente no Google Docs, com todos os utilizadores ativos na folha.
O objetivo da Google nesta alteração, é unificar e facilitar a utilização de todos os seus serviços, criando uma forma de ter todos os serviços dentro de um só, como se pode ver na imagem abaixo. Segundo o vice-presidente responsável pelo Google Workplace, Javier Soltero, “Este é o fim do ‘escritório’ como o conhecemos”.
Depois da junção do Google Meet ao Gmail, agora chegam também todos os serviços de produtividade. O objetivo passa por ter todos os serviços dentro de um principal, evitando a abertura de várias abas. Será possível partilhar o documento que está a ser utilizado/editado, diretamente com os outros utilizadores da conversa, dando também a possibilidade de os mencionar através de cartões de contacto.
Um dos recursos mais esperados é criação de um documento diretamente de uma janela de chat ou o início de uma videochamada numa apresentação. Estes são serviços que chegarão nas “próximas semanas ou meses”.
A Google pretende com estas atualizações lutar contra serviços como Slack, Asana, Zoom e Microsoft Office, sendo o último o mais forte e utilizado no que toca a serviços de produtividade. Apesar da luta, Soltero afirma que não tem qualquer intenção de reduzir o suporte de aplicações de terceiros no Google Workplace.
Deixa a tua comentário