O Facebook apresentou esta manhã mais um recurso para ajudar a combater a desinformação relacionada com a pandemia de COVID-19, com a implementação de uma nova mensagem voltada para os utilizadores que comentaram, reagiram ou gostaram de, contudo falso acerca do vírus.
A rede social exibirá uma mensagem da Organização Mundial de Saúde, com a opção de partilhar o link ou visitar o site de informativo da OMS sobre o COVID-19.
“Queremos informar as pessoas que possam ter interagido com informações desagradáveis sobre o vírus, com a verdade de fontes oficiais, caso vejam ou escutem essas alegações novamente no Facebook“, escreveu a empresa numa publicação.
O pop-up está definido para começar a aparecer durante as próximas semanas, e na lista é possível encontrar as seguintes informações oficiais:
- As redes 5G NÂO espalham o COVID-19.
- Expor-se ao sol ou a temperaturas superiores a 25º NÃO previne a doença por coronavírus (COVID-19).
- Você pode recuperar da doença de coronavírus (COVID-19). Apanhar o novo coronavírus NÃO significa que o terá por toda a vida.
- Conseguir prender a respiração por 10 segundos ou mais sem tossir ou sentir desconforto, NÃO significa que está livre da doença de coronavírus (COVID-19) ou de qualquer outra doença pulmonar.
- O consumo de álcool não o protege contra o COVID-19 e pode ser perigoso.
- O vírus COVID-19 pode ser transmitido em áreas com climas quentes e húmidos.
- O tempo frio e a neve podem NÃO matar o novo coronavírus.
- Tomar um banho quente não impede a nova doença de coronavírus
- O novo coronavírus NÃO pode ser transmitido através de picadas de mosquito.
Estas são até agora alguns exemplos de mensagens que podem ser mostrados no Facebook, caso o utilizador interaja com informações incorretas ou teorias da conspiração sem provas científicas ou de fontes oficiais.
Deixa a tua comentário