A Google tem nos últimos anos adicionado inúmeras ferramentas de acessibilidade no Android, como a transcrição ao vivo e o amplificador de som. Agora chegou a vez de ajudar de outra forma, adicionando um teclado virtual em braille que irá funcionar em maioria dos smartphones.
Os teclados físicos em braille ajudam os cegos e deficientes visuais em telemóveis, tablets e computadores, no entanto, a Google observa que “pode ser demorado conectar um dispositivo externo sempre que se deseja digitar algo rápido” neste tipo de equipamentos.
A solução da empresa, é criar um teclado virtual em braille, integrado no sistema Talkback como parte do Android Accessibility Suite. Este vai ser utilizador na orientação paisagem (de lado), onde o utilizador terá de o segurar dos dois lados, de modo a conseguir com os dedos, digitar as letras conforme os pontos braille padrão. Abaixo um exemplo:
- Toque no ponto 1 para digitar a letra “A”
- Toque nos pontos 1 e 2 para digitar a letra “B”
- Toque nos pontos 1 e 4 para digitar a letra “C”
- Toque nos pontos 1, 4 e 5 para digitar a letra “D”
Também vão existir dois graus de escrita braille, onde o grau 1 será útil quando o conhecimento da linguagem ainda não é avançado, e o grau 2 para utilizadores mais avançados ou com capacidade de utilizar abreviações.
O novo teclado virtual em braille já está a ser lançado como parte de uma atualização do Android Accessibility Suite, e vai ficar disponível para dispositivos a partir do Android 5.0. Para informações mais detalhadas sobre este teclado, deixamos aqui o link do suporte da Google.
https://support.google.com/accessibility/android/answer/9728765
Deixa a tua comentário