Surgiu da China um novo protocolo de mensagens, intitulado de “Mensagens 5G”, que vêm supostamente substituir os famosos SMS e MMS. Estas novas mensagens, não terão limites de caracteres, além de suportarem de forma nativa vários formatos de conteúdos multimédia como imagens, áudio, emojis e outras.
À semelhança do serviço de mensagens da Apple, o iMessage, o serviço vai suportar o funcionamento em offline e online, sendo que quando ligado a uma rede Wi-Fi, as mensagens apenas serão enviadas por essa rede. No caso de estarem ligadas através dos dados móveis em 5G, esses serão os utilizados. Também será possível utilizar a ferramenta de relatórios de entrega.
Esta é uma medida criada em conjunto pelas 3 maiores operadoras de telecomunicações chinesas, que procuram unificar aplicações unificadas e aprovadas pelo governo, como o WeChat. Desta forma, a China dá mais um passo para se tornar independente de tecnologias utilizadas em outros países.
Segundo a Huawei, uma das marcas presentes no evento de apresentação deste protocolo, os primeiros testes serão realizados em abril, com a possível implementação de forma comercial em junho.
A China que já possui diversas infraestruturas 5G, vai ser a pioneira a utilizar este serviço. O resto do mundo para já irá ficar atento a ver o que este serviço pode trazer de importante para a forma de comunicar. De qualquer forma, sendo a China um país que está atualmente em disputa comercial com os EUA e a Europa a ter rígidas regras, é pouco provável que este serviço seja expandido rapidamente para outros mercados.
Deixa a tua comentário