O WhatsApp é a aplicação de mensagens mais utilizada do mundo, com suporte para várias plataformas de modo a dar mais facilidade aos utilizadores no seu uso. No entanto, por estar em várias plataformas, os atacantes podem explorar as várias aplicações de modo a encontrar erros que possam comprometer os utilizadores.
Infelizmente, foi descoberta nas aplicações para Windows e macOS uma falha de segurança grave, o que pode pôr em causa as conversas dos utilizadores. Esta falha foi descoberta por Gal Weizman, da PerimeterX, que descobriu que é possível enviar texto ou links de pré-visualização para exibir conteúdos que podem dar acesso a ficheiros locais dos computadores dos utilizadores e encaminhá-los para sites maliciosos.
Estes ataques podem ser iniciados através de simples campanhas de phishing, na propagação de malware e ramsonware, o que deixa os mais de 1,5 mil milhões de utilizadores mensais deste serviço expostos e vulneráveis a ataques.
O Facebook e WhatsApp já devem estar a preparar uma atualização para corrigir este problema, sendo que é aconselhável a todos os que usem a aplicação deste modo que procurem a mesma nas lojas de cada sistema operativo.
Deixa a tua comentário