As redes sociais Facebook e Twitter fizeram uma limpeza massiva nas suas plataformas em perfis que partilhavam conteúdo automático a favor de Donald Trump.
No caso do Facebook foram removidas 610 contas, 89 páginas e 156 grupos que de acordo com um relatório emitido tinham origem no Vietnam. A maioria dessas contas pertencia a uma “click farm”, linhas de produção humana onde centenas de pessoas passam o dia a criar contas falsas para dar tráfego a certas páginas.
Um porta-voz do Twitter também revelou que a empresa removeu cerca de 700 contas com acusações manipulação de conteúdo e spam. O Instagram também foi alvo de uma limpeza do género com a limpeza de 72 contas.
Todas as contas espalhavam conteúdo do espetro político dos Estados Unidos, com controvérsias entre os partidos democratas e republicanos, do qual o Presidente Trump faz parte.
O Facebook acrescenta que essas contas falsas foram adicionadas pela plataforma de notícias “The BL”, financiadas pelo Epoch Media Group. Estas contas são um problema muito grave, sendo que espalham pelas redes sociais várias informações falsas que pode chegar a milhares de pessoas, de modo a influenciar o modo de voto dos cidadãos.
Deixa a tua comentário